Aplicações de caldeiras
Empresa 2 A empresa n° 2 é uma indústria de papel e celulose com elevada capacidade de produção. A indústria utiliza vapor no processo de cozimento de madeira nos digestores, na secagem com cilindros rotativos, na secagem de cola, na fabricação de papelão corrugado, entre outros. A demanda de vapor é cerca de 30000 kgv/h.
Especificações técnicas
- Tipo: Flamotubular com fornalha aquatubular
- Capacidade: 1.000 a 40.000 kgv/h.
- Pressão de Operação: até 42 kgf/cm2.
- Alimentação de Combustível: Automática.
- Controle Operacional: Automático/Manual.
- Combustíveis: Cavaco de madeira, serragem, casca de arroz, resíduos agrícolas, bagaço de cana e outros.
Aplicações
- Geração de vapor saturado para processo.
- Geração de energia
Considerações
O sistema de combustão do tipo grelha avanço contínuo é próprio para a queima de material picado. A injeção do combustível é feita através de transportadores helicoidais que dosam sobre a grelha, a qual se move de forma oscilante, fazendo com que o combustível se mova sobre a grelha em três seções distintas. A primeira seção promove a secagem do combustível, a segunda promove a queima dos voláteis e a terceira, a queima do carbono fixo. A dosagem do ar primário e secundário é efetuada por meio de ventiladores e é regulado através de DAMPER (Borboleta) automático, controlado pelo pressostato, instalado nos dutos e promovendo assim, uma completa queima de sólidos e gases suspensos. O sistema é de fácil inspeção e operação.
O sistema de queima por grelha de avanço contínuo realiza a movimentação do combustível uniformemente pela área da grelha proporcionando a secagem, queima dos voláteis (pirólise) e a combustão do carbono fixo, conseguindo o poder calorífico máximo do combustível, aumentando o rendimento e a eficiência do equipamento. É próprio para a queima de combustíveis sólidos com granulometria entre 0,01 a 0,05m. O sistema também conta com um ajuste automático