Biologia celular, botânica, etc
1.1 Microscópio Tudo o que sabemos até hoje a respeito dos seres vivos só foi possível por causa da invenção do microscópio feita por Zacarias Janssen em 1590 e aperfeiçoado por Robert Hooke, em 1665. Foi através deste aparelho, que sofreu várias modificações ao longo dos anos, que foi possível analisar tecidos vegetais e concluiu-se que a célula é a unidade fundamental da vida , estando presente em todos os seres vivos, e que nelas ocorrem todos os processos fundamentais à vida, sendo dois os tipos celulares existentes: procarióticas e eucarióticas. Figura:
Fonte: grupoescolar.com
1.2 Procariotos Os seres procariotos possuem estruturas simples, são pobres em organelas, e seu material genético está disperso no citoplasma, ou seja, o DNA não está encerrado em um núcleo delimitado, frequentemente apresentam parede celular constituindo-se como uma proteção mecânica. “ A maioria dos procariotos vive como um organismo unicelular, embora alguns se unam para formar cadeias, grupos ou outras estruturas multicelulares organizadas” (ALBERTS, 2006, p. 14). Os seres procariotos são divididos em dois domínios: eubactéria e arqueobactéria. Esses domínios diferem-se em relação à estrutura molecular e seus respectivos habitats. As arqueobactérias habitam locais hostis, como água com altos índices de salinidade, onde degradam a celulose e geram gás metano. O domínio eubactéria é composto pelas bactérias e pelas cianobactérias ou algas cianofíceas. A célula procarionte mais bem estudada é a Escherichia coli, por possuir uma estrutura simples e reprodução rápida, tornou-se excelente espécime para o estudo de biologia celular.
1.2.1 Estruturas de uma célula procariótica As células procarióticas possuem as seguintes estruturas: cápsula ou glicocálice, parede celular, membrana plasmática, citoplasma, flagelos, mesossomo,nucleoide, plasmídeos, ribossomos, fímbrias e os pili, cada um desempenhando uma função específica para o bom