Tipos e aplicações de Caldeiras
Um Estudo sobre as caldeiras, tipos de caldeiras, seu funcionamento, desenvolvimento e aplicações.
Filipe Alcântara Soares, example@example.com¹
Filipe Ricardo Jacques Butta, filipe_ricardo17@hotmail.com²
Luiz César Maia Costa, example@example.com³
Thiago Carvalho Araújo, example@example.com4
¹ Universidade Federal de Itajuba – Engenharia Mecanica, example@example.com
² Universidade Federal de Itajuba – Engenharia Mecanica, filipe_ricardo17@hotmail.com
³ Universidade Federal de Itajuba – Engenharia Mecanica, example@example.com
4
Universidade Federal de Itajuba – Engenharia Mecanica, example@example.com
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as caldeiras ou geradores de vapor, que são equipamentos utilizados para transformar a água em vapor. Foram abordados os seguintes fatores: desenvolvimento das caldeiras, tipos de caldeiras (aquatubular e flamotubular), principais componentes, funcionamento e aplicações.
Palavras chaves: Caldeiras, geradores de vapor, aquatubular, flamotubular.
1.
INTRODUÇÃO
Caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a mudar o estado da água, do líquido para o vapor, através de uma troca térmica entre um combustível e a água. A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é obtida pela queima do combustível.
O vapor produzido é usado em aquecimento, acionamento de máquinas motrizes (turbinas e máquinas alternativas), em processos industriais (indústrias de alimentos, bebidas, papel e celulose, têxtil, metalúrgica, Química), esterilização, geração de energia elétrica, entre outros.
Vapor de água é usado desde os primórdios do desenvolvimento industrial. Vários fatores colaboraram para a geração de energia através do vapor. Como por exemplo, a água é o composto