MECANICA APLICADA
Nome: Vagner Gonçalves de Oliveira
Definir os tipos e aplicações de válvulas hidráulicas e pneumáticas;
As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas comandam também a pressão ou a vazão do fluido armazenado em um reservatório ou movimentado por uma hidro-bomba.
Segundo suas funções as válvulas se subdividem em 5 grupos:
Válvulas de controle direcional
São elementos que influenciam no trajeto do fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direção de fluxo. Têm por função orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto.
Válvulas de bloqueio
As válvulas de bloqueio e de regulagem são válvulas de operação manual para uso em aplicações de refrigeração industrial nas quais, por exemplo, trechos de tubulações que precisam ser bloqueadas durante serviços e/ou manutenções.
Válvulas de pressão
As válvulas do tipo controladoras de pressão são usadas, em sua maioria, em sistemas hidráulicos industriais. Essas válvulas são utilizadas para limitar a pressão máxima de um sistema, regular a pressão reduzida em certas partes dos circuitos, controlar operações sequenciais, contrabalancear forças mecânicas externas, outras atividades que envolvem mudanças na pressão de operação.
Válvulas de fluxo
A válvula de fluxo se destina ao controle hidráulico. Dentre as suas principais características estão a precisão e linearidade no controle, além de serviço silencioso e sem vibrações, mesmo em condições extremas de diferenciais de pressão ou vazão. As funções mais usuais são: redutora e/ou sustentadora de pressão, controle de nível de reservatório, controle de vazão, descarga livre.
Válvulas de fechamento
Faz o bloqueio da pressão de entrada e libera o escape de ar do circuito quando operada. Utilizada em entrada de circuitos ou máquinas, dando a possibilidade para despressurização em intervenções.
Definir os tipos e