mecânica aplicada
UNIPIAGET
Mecânica Aplicada I
(Cursos de Electromecânica 2º Ano/Construção Civil 2º Ano)
Prof. Eng. Vicky Mateso – Tel: 912333238
Profª. Eng. Yasnay Rodrigues
1. INTRODUÇÃO À MECÂNICA APLICADA
1.1.
Mecânica
É o ramo das ciências físicas que se preocupa com a situação do repouso ou de movimento dos corpos sujeitos a acção de força. É necessário o conhecimento completo desse assunto para se prosseguir no estudo das ciências físicas que envolvem cálculo estrutural, projecto de máquinas, escoamento de fluidos, instrumentação eléctrica e mesmo o comportamento molecular e atómico dos elementos.
Divisões da mecânica. Dependendo da natureza do problema em estudo, a mecânica é geralmente subdividida em três campos: mecânica dos corpos rígidos ou mecânica clássica, mecânica dos corpos não rígidos e mecânica dos fluídos. Nesta disciplina estudaremos apenas a mecânica dos corpos rígidos, uma vez que proporciona bases adequada para a formulação e análise de muitos problemas de engenharia e fornece os necessários fundamentos para o estudo da mecânica dos corpos não rígidos e da mecânica dos fluidos.
A mecânica dos corpos rígidos é geralmente dividida em duas áreas: estática e dinâmica. A estática trata do equilíbrio dos corpos, isto é, daqueles que estão em repouso ou movem-se com velocidade constante; a dinâmica trata do movimento acelerado dos corpos.
1.2.
Conceitos E Princípios Fundamentais
As três leis do movimento de Newton. Toda a estrutura da mecânica dos corpos rígidos ou mecânica clássica é formulada com base nas três leis de
Newton. Estas leis se aplicam ao movimento das partículas, podem ser expressas sumariamente de forma abaixo:
Primeira Lei. Uma partícula, originalmente em repouso ou movendose em linha reta a velocidade constante, permanecerá nesta situação desde que não seja submetida a uma força desiquilibradora.
Segunda Lei. Uma partícula submetida a uma força desiquilibradora F
sofrerá