mecânica aplicada
TURMA 9 EMDA
EDR1
Mecânica Aplicada I
Rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo.
24/08/2014
Movimento de rotação em torno de um eixo fixo
Movimento em que todos os pontos de um dado corpo percorrem uma trajetória circular, ou seja, a orientação do corpo muda ao longo do tempo.
Cada ponto do corpo executa um movimento circular de raio R que é dado na distancia entre o eixo fixo, ou eixo de rotação, o qual não se obriga a ser um eixo de simetria do corpo, e um ponto P do corpo rígido: aquele em que a distância entre quaisquer dois de seus pontos é constante.
Posição Angular: Para facilitar escolhemos uma linha de referência presa ao corpo rígido e perpendicular ao eixo Z (escolhido ao acaso). Essa linha de referência é o que define o ângulo de rotação θ do corpo em torno do eixo. E θ é a posição angular do corpo rígido. O sentido (positivo ou negativo) e dado pela regra da mão direita.
a distância percorrida pelo ponto e dada pela equação=R.θ
e seu deslocamento angular é dado pela equação: Δθ=
Velocidade Angular: É uma grandeza que representa o tempo que um ponto leva para dar uma volta completa em torno do eixo. Todos os pontos de um corpo rígido possuem a mesma velocidade, portanto, ela não altera em função do raio R. A velocidade é dada em radianos por segundo e pode ser encontrada através da fórmula:
– Velocidade Angular (escalar) média.
Aceleração Angular: É a grandeza que representa a mudança constante da velocidade angular no tempo. É expressa como:
α= - Ou
α= x = x
Sua unidade é dada em radianos por segundo ao quadrado (rad/s²). A definição acima expressa somente seu módulo. Um vetor de tal grandeza pode ser associado com o seguinte modo:
; x + x = +
Onde é a velocidade angular, é a posição do corpo em relação ao