RESUMO DO LIVRO DOSSEL SAGRADO
RESUMO DO LIVRO “O DOSSEL SAGRADO”
Rio de Janeiro
2014
Leni Menezes Santana
RESUMO DO LIVRO “O DOSSEL SAGRADO”
Trabalho apresentado ao Instituto Bíblico da Assembleia de Deus na Ilha do Governador, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Teologia.
Orientador: Pastor Derivaldo.
Disciplina: Teologia Contemporânea II.
Rio de Janeiro
2014
“Quanto mais se estudam as religiões, melhor se compreende que elas, do mesmo modo que as ferramentas e a linguagem estão inscritas no aparelho do pensamento simbólico. Por mais diversas que elas sejam, respondem sempre a esta vocação dupla e solidária: para além das coisas, atingirem um sentido que lhe dê uma plenitude das quais elas mesmas parecem privadas; e arrancar cada se humano de seu isolamento, enraizando-o numa comunidade que o conforte e o ultrapasse”. (Vernant)
O DOSSEL SAGRADO-PETER L. BERGER
RESUMO DA PARTE I - ELEMENTOS SISTEMÁTICOS
Berger em seu livro O Dossel Sagrado, faz uma análise sobre a Sociologia da Religião baseando-se em três pensamentos de três autores importantes.
Berger compartilha com Marx a convicção fundadora de seu pensamento: onde a sociedade é feita por homens que constroem um mundo humano, tal mundo é cultura entendida como totalidade de produtos. Já na semelhança com Durkhein e Weber, o autor quer trazer a religião para o mundo dos homens, como uma forma de realidade para se entenderem e se explicarem a si mesmos no mundo. No primeiro capítulo é relatada uma sociedade com fenômenos dialéticos por ser nada mais que um produto humano, que, no entanto retroage continuamente sobre o seu produtor. (p.15).
Não pode haver realidade sem a presença do homem, é dentro da sociedade que ele se torna pessoa, que atinge uma personalidade e que realiza seus projetos de vida. Estabelece-se, então, o caráter dialético, a sociedade é um produto do