Sara Alves NR 13 14
CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho
NR-14 E 15
CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, FORNO INDUSTRIAL.
NOME: Sara Alves
ORIENTADORA: Flávia Lopes
SUMÁRIO
1. CALDEIRAS
O QUE É
DEFINIÇÃO
TIPOS DE CALDEIRAS
REGULAMENTAÇÃO
O QUE DEVEM CONTER
RISCOS PARA SÁUDE
MATERIAIS
MANUNTENÇÃO
2. VASOS DE PRESSÃO
O QUE É
DEFINIÇÃO
MANUNTENÇAO E INSPENÇÃO
APLICAÇÕES
REGULAMENTAÇÕES
MATERIAIS
RISCOS PARA SÁUDE
3.FORNO INDUSTRIAL
O QUE É
TIPOS DE FORNOS
FORNOS POR INDUÇÃO ELÉTRICA
MATERIA-PRIMA
RISCOS PARA SÁUDE
REGULAMENTAÇÃO
APLICAÇÕES
CALDEIRAS
CALDEIRA é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
As Caldeiras são usadas nas indústrias para produzir vapor saturado e vapor superaquecido. As indústrias precisam de vapor saturado nos seus processos industriais.
Cozinhar Alimentos
Secar Madeira
Fazer Papel
Caldeira flamotubular
As caldeiras de tubos de fogo ou tubos de fumaça, flamotubulares ou ainda gases-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que se encontram circundados por água, cedendo calor à mesma.
Caldeiras Aquatubulares
As caldeiras aquatubulares são classificadas pela vaporização da água que circula dentro dos tubos.
No processo de produção de vapor das caldeiras aquatubulares, a água presente no interior dos tubos absorve calor da combustão dos gases que circulam do lado externo aos tubos dentro da caldeira.
Caldeiras Elétricas Estas caldeiras têm aplicabilidade bastante reduzida no setor industrial, onde a oferta de combustíveis fósseis ainda é muito elevada e os preços comparativamente vantajosos. Entretanto, em locais onde há