Cuidar e educar na Educação Infantil
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
Curso de Pedagogia
Professor (a): Danielle Carvalhar
Alunas[1]: Adriele Temponi
Berenice Barbosa Guimarães Elaine Cristina Fraga
Fabiana Rosa Correia
Juliana Nunes da Silva
Lidiane Felix Pereira Marcia Candida da Silva
Veruska Rodrigues Gomes Cardoso
Tema: Cuidar e Educar na Educação Infantil
Problema:
Como o binômio cuidar e educar são entendidos e praticados pelos trabalhadores da Educação Infantil de uma escola privada em Belo Horizonte?
Objetivo Geral:
Analisar como o binômio cuidar e educar são entendidos e praticados pelos trabalhadores da Educação Infantil de uma escola privada em Belo Horizonte.
Objetivos Específicos:
Identificar qual é a concepção de cuidar e educar dos trabalhadores da escola de Educação Infantil.
Investigar qual é a prática do cuidar e educar dos trabalhadores entrevistados.
Compreender como o binômio cuidar e educar se apresenta na proposta política pedagógica da instituição investigada.
Justificativa
A escolha do tema se deu a partir observação realizada por pessoas do grupo que trabalham em escolas de Educação Infantil atuando como auxiliares de classe e cuidadoras. Com isso, o grupo abriu um debate sobre o princípio cuidar e educar, analisando as práticas dos diferentes trabalhadores, que tem como responsabilidade auxiliar no desenvolvimento integral da criança. No entanto, percebemos uma fragmentação do principio, surgindo assim dúvidas da concepção de cuida e educar. Diante do conflito, percebeu–se a importância de se investigar o tema, a fim de compreender como essas questões aparecem no trabalho docente do educador infantil.
Ao realizarmos um levantamento bibliográfico sobre o tema percebermos que diversos autores discutem a dicotomia entre cuidar e educar, a importância de se trabalhar o cuidar/educar de forma indissociável e formação dos gestores e pedagogos para realizar esta tarefa com êxito.