o bem estar do trabalhador
O BEM ESTAR DO TRABALHADOR
MANAUS/2012
O BEM ESTAR DO TRABALHADOR
MANAUS/2012
DEDICATÓRIA
Dedicamos este projeto de pesquisa aos nossos pais, irmãos, familiares, namorados e amigos que de muitas formas nos incentivaram e ajudaram para que fosse possível a concretização do mesmo.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem nos dado e por ser base de nossas conquistas; Aos nossos pais, dos quais honramos e pelos esforços com o qual nos mantiveram na escola e que ainda fazem para nos manter na universidade; Aos nossos amigos pelo incentivo à busca de novos conhecimentos; E ao professor, senhor Carlos Alberto Cruz, pela sabedoria e dedicação com a qual orientou este trabalho, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações que lhes foram apresentadas.
Importa menos saber o que ocorre e sucede a alguém na vida, do que a maneira como ele o sente, portanto, o tipo e o grau da sua susceptibilidade sob todos os aspectos. O que alguém é e tem em si mesmo, ou seja, a personalidade e o seu valor é o único contributo imediato para a sua felicidade e para o seu bem-estar.
(Arthur Schopenhauer)
RESUMO
A complexidade no ambiente de trabalho exige adaptação dos empregados, como flexibilidade e criatividade no desempenho, o mercado agressivo traz pressões nas pessoas, com efeitos colaterais na saúde, como estresse e doenças psicossomáticas (doenças ocupacionais estresse e depressão).
São antecedentes de bem estar no trabalho, à satisfação, envolvimento e