Atividade Estruturada Estacio
Vigas e Treliças
Vigas
Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-vigapilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeira, ferro ou concreto(português brasileiro) ou betão (português europeu) armado. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.
A parte da engenharia civil que se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura e ao seu dimensionamento é a engenharia estrutural.
Exemplo de cálculo 1:
Neste exemplo, afim de simplificar a questão temos já a força F aplicada num ponto específico determinado. A e B podem ser maginados como pontas de pilares, ao qual o esforço será direcionado.
Afim de saber as exatas forças que atuam em cada ponto de interesse, afim de planejarmos a futura construção , executamos os seguintes cálculos considerando que todas as forças sendo coplanares e que o sistema deva estar em repouso, sem movimento:
Somatório do Momento ou torque em qualquer eixo deve ser zero:
Tomamos o eixo A como ponto de partida deste caso.
Somatório das forças no eixo x:
Somatório das forças no eixo y:
Exemplo de cálculo 2
Neste exemplo não temos uma força determinada agindo sobre um ponto específico , mas distribuída ao longo do comprimento da barra. Imaginemos que um carregamento de material granuloso foi despejado na caçamba de um caminhão, ficando uma parte mais alta que a outra conforme o gráfico abaixo:
Iremos determinar uma força resultante , seu módulo e sua posição no comprimento a partir de
A, feito isso teremos um problema exatamente como o do exemplo 1, mas pararemos por aí, uma vez que esse caso já foi tratado e nada se aprenderá.
Usaremos valores numéricos nesse exemplo afim de melhorar o entendimento:
1) Deduzir a formula