Atividade estruturada i- estácio
A) 8 bits.
B) 8 bits.
C) São representados como N,1- resultado negativo, 0- resultado não é negativo.
D) 15 instruções.
E) O Neander usa uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits para endereçar (= largura de endereço de 08 bits),logo, ele consegue acessar qualquer endereço do intervalo:- 00000000 a 11111111 (em binário)- 0 a 255 (em decimal)- 0 M a FFH ( em hexadecimal).Com isso temos a seguinte divisão de memória: Área programada – posição 0M até 7FH; Área de dados – posição 80H até FFH.
F) 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z).
G) Uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos: um rótulo, um operador ou uma pseudo-instrução, um operando opcional e comentários. São permitidas linhas vazias. Instruções com 1 byte (NOP,NOT) e Instruções com 2 byte (STA,LDA,ADD,OR,AND,JMP,JN,JZ)
Semana 3 e 4
Os Simuladores servem principalmente para familiarizar o usuário com os conceitos básicos de arquitetura de computadores, através de programação em linguagem de máquina e simbólica, e com as técnicas de depuração de tais programas. Os simuladores incorporam grande parte das funções encontradas
- Simulador NeanderWin: Foi criado com intenções didáticas, extremamente simples. Os processadores modernos são muito mais complexos que o Neander, mas estes processadores utilizados nas mais modernas máquinas de trabalho são baseados nos conceitos elementares do Neander.
Simulador Ahmes: Foi criado com intenções didáticas, para possibilitar a implementação de rotinas aritméticas simples (adição e subtração) e a programação de rotinas relativamente complexas (multiplicação e divisão). É compatível com o Neander, mas apresenta instruções extras para facilitar a execução de operações aritméticas.
Referências: * http://wiki.icmc.usp.br/images/1/1c/Neander-x-Ramses-Instrucoes.pdf * http://equipe.nce.ufrj.br/gabriel/estacio/MaquinaNeander.pdf *