O aluno como sujeito construtor de seu próprio conhecimento
DESENVOLVIMENTO
Ao analisar as contribuições a respeito do aluno como sujeito social, vem em mente a educação, os princípios da vida desde o nascimento de uma criança a elas são dirigidas suas culturas, a educação, suas origens isso tudo oportunizado pela família, pelos pais, em seu próprio universo, exercem o papel na formação dos filhos, mais relacionado a cultura e projeto familiar, como uma das primeiras organizações sociais.
Mediante a essa concepção temos em vista que uma criança não nasce sabendo, a elas são passadas modos de viver harmoniosamente em sociedade, isso também pode ser considerada educação. Não é só a educação que recebemos em casa que é primordial, devemos priorizar a educação da escola que tem a importância fundamental na formação da sociedade e do indivíduo, pois o papel da escola está previsto em legislação específica. Ela está orientada por diretrizes e parâmetros curriculares, segue um planejamento formal e articula diversos recursos para proporcionar o que denominamos de educação escolar.
Os professores como mediadores passam as crianças tudo que elas precisam para se tornarem adultos, socialmente e profissionalmente dentre os padrões pré-estabelecidos a seu grupa social, ou seja, a escola é um forte instrumento de coesão