sujeito construtor e construido pela sociedade
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Harly viana queiroz de Oliveira
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUIDO PELA SOCIEDADE
Itapetinga-BA
2011
Harly Viana queiroz de Oliveira
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUIDO PELA SOCIEDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia – Licenciatura – I Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Sociologia da Educação,Teoria Geral do Conhecimento,Processo Educativo no Contexto Histórico,Psicologia da Educação.
Professores: Okçana Battini, Márcia Bastos de Almeida, Bernadete Strang e Daniele Fioravante.
Tutora Eletrônica: Vânia Cristina dos Santos
Itapetinga-BA
2011
A escola é um lugar de multiplicidade onde vivenciamos no nosso dia a dia escolar diferentes valores, experiências, concepções, culturas crenças e relações sociais. Através dela construímos conhecimentos e nos deparamos com questões politicas, econômicas, sociais e pedagógicas. Para que o aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade é preciso haver uma integração entre família e escola, professor e aluno.
A escola é um espaço onde as relações de afetividades acontecem a todo momento, assim caracterizando o comportamento humano como ser social. No cotidiano escolar é essencial promovermos atividades de diálogo em sala de aula como debates,contar histórias infantis e pedir que o aluno reconta com suas palavras para os colegas,que mostre através de desenhos por exemplo; levando sempre em consideração desejos e afetos dos alunos, onde é fundamental o diálogo, permitindo assim ao mesmo expressar suas idéias, opiniões, concepções e desejos.
A interação entre professor e aluno, família e escola é muito importante para o processo ensino aprendizagem, pois percebe-se o significado e o respeito mútuo entre as partes, mesmo em meio as dificuldades que encontramos, devemos acreditar na possibilidade de avanço dentro da vida escolar do aluno. Quando há essa interação o aluno vê o professor