Educação física no século xix
Período que os métodos de ensinamento da educação física realmente incidem nas escolas, encontra o momento essencial de suas completas afirmações.
Se até o século XVIII a ginástica tinha vida difícil, excluída da escola e rejeitada pelo mundo da cultura, 1800 representava o ano do despertar e do retorno. Já na primeira metade, começa – se a delinear em vários países europeus, as formas de ensinamento de educação física.
Breve Histórico da Ginástica
A ginástica é uma atividade física que onde através de estudos realizados, existe há milhares de anos, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo.
Segundo Meuret (1985), apud Publio (2002, p. 21), a ginástica era denominada como “uma ginástica educativa, de formação do corpo, conhecida também com o nome de Educação Física ou como Ginástica Médica ou terapêutica, que se praticava nas antigas civilizações, para manter e melhorar a saúde”.
No esforço direcionado a alcançar um sistema bem definido sobre a educação corpórea impõem-se então os países: * Alemães – com ginástica militar. * Suecos – com pesquisa cientifica. * Ingleses – com sistema prático dos jogos esportivos. * Franceses – com o movimento pedagógico natural.
A escola alemã: caracterizou e influenciou desde a metade do século XVIII, especialmente a preparação bélica (direcionada a guerra)
A escola sueca: deriva todo seu endereço racional e cientifico ao valor preventivo e curativo da saúde, com os exércitos específicos e também corretivos.
A escola inglesa: tradições da antiguidade clássica, que favoreceu a evolução da educação física moderna e a criação do esporte agonístico (relativo a combate)
A escola francesa: contribui para ginástica moderna com os seus estudos metodológicos e fisiológicos. Seu principal objetivo era o pedagógico natural.
A escola italiana: era uma educação militar, na pedagogia acolheu a educação física como parte integrante da educação geral.
A escola na