Educação Fisica por Mauro Betti
Professor: Alfredo Neto
Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Ed. Física
1º semestre/2014
Tema: Herança Histórica
RESENHA
Betti, Mauro. Educação Física e sociedade / Mauro Betti. – São Paulo: Editora Movimento, 1991
Mauro Betti é o autor do livro Educação Física e Sociedade. Betti é graduado e mestre em Educação Física. Além disso, fez doutorado em Filosofia da Educação e também é livre-docente em Metodologia da Pesquisa em Educação Física. Atualmente trabalha na Universidade Estadual Paulista e no Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências-Bauru.
As atividades físicas sempre estiveram presentes na vida das pessoas, mesmo que de forma quase imperceptível. Porém, a educação física só teve um grande avanço em seu processo de sistematização e institucionalização como um modelo que visa à educação, no século XIX. O desenvolvimento aconteceu principalmente na Europa, com sistemas ginásticos. Na Inglaterra ocorreu o movimento esportivo, que a partir desses momentos, a educação física começou a se espalhar pelo resto da Europa e depois para o mundo.
O século XIX foi caracterizado pela formação dos Estados Nacionais. Com a Revolução Industrial e com a influência do liberalismo e do nacionalismo, um desenvolvimento econômico muito grande fez parte primeiramente da Inglaterra e depois para os outros países da Europa.
Luzuriaga acredita que o século XVIII foi o melhor século em relação à pedagogia, pois a educação se tornou uma das preocupações mais importantes de pensadores, políticos e de até reis. Nesse século que se desenvolveu a educação pública e começou-se o processo de educação nacional.
No final do século, a educação européia mudou completamente por causa da Revolução Francesa, pois fez com que a educação estatal tornasse educação nacional, que permitia a participação do cidadão no governo do país. Depois de aceita na França, a educação nacional espalhou pela Europa e pela América.
Já no século XIX, a