Sujeito construtor e construido
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
ELIZABETH MARINGUES DA SILVA SANCHES
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO
Cacoal
2011
ELIZABETH MARINGUES DA SILVA SANCHES
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação.
Orientador: Prof.ª Okçana Battini, Prof.ª Marcia Bastos de Almeida, Prof.ª Bernadete Strang, Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.
Cacoal
2011
INTRODUÇÃO
Trata o presente trabalho do aluno como sujeito construtor e construído. Não existe mais a concepção da relação aluno que aprende e professor que ensina. Hoje o aluno é um sujeito que além de receber também transmite conhecimento. Quanto ao ensino, o professor o transmite ao aluno e este por sua vez recebe e retransmite. Assim, para a criança como sujeito construtor e construído, ela constrói o seu conhecimento por meio daquilo que já conhecia e pelo que é transmitido pelo professor. Observar-se-á no contexto do trabalho as causas que permitem com que a criança seja construtor e construído do seu próprio conhecimento.
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO
Sabemos hoje que a criança não é um papel em branco para ser preenchido, ela é capaz de pensar e interagir, pois se dermos a ela uma oportunidade ela exercitará o seu conhecimento como visto no “Filme Falado” em que o estimulo da mãe ao ensinar a filha é de forma simples e prazerosa, a partir de argumentar. Antes o professor era o detentor do saber. Era ele que estabelecia o que iria ensinar ao aluno. Hoje não, o aluno utiliza-se do professor como exemplo e