A realidade social do aluno: sujeito construtor e construído
A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO:
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia da Educação, Teoria geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico, psicologia da Educação.
Profª. Okçana Battini; Profª. Marcia Bastos de Almeida ; Profª. Bernadete Strang; Profª. Daniele Fioranvante.
Piumhi
2011
A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO:
SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO
"... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Paulo Freire
INTRODUÇÃO
Hoje o aluno transformou-se em sujeito do seu próprio conhecimento. Há algum tempo atrás, o conhecimento era construído de maneira fechada, ou seja o professor definia o que seria transferido aos alunos. Agora, observa-se uma concepção construtivista na qual o aluno constrói, usando o professor como fonte de referência. Certamente, o professor não é apenas espectador, na verdade, organiza situações de aprendizagens, contribui com seus conhecimentos pedagógicos, orientando os alunos no desenvolvimento de suas habilidades e competências para que realizem suas próprias construções.
De acordo com Paulo Freire (1996, p.23) “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.” Tanto o aluno quanto o professor, constroem o saber ligado à coerência e à ética.
Para que se efetive a contrução do conhecimento é preciso que o professor seja capacitado para tal, e que aguce a curiosidade nos alunos com o objetivo de que se tornem pessoas críticas, dotadas de entendimento, capacitadas à compreensão, aptas a analisar, entender e questionar, para que por meio das dúvidas consigam produzir novos conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
No contexto atual que confere ao aluno o construtor de seu próprio conhecimento, o