Redes p2p
Alysson
Sistemas de Informação – 6º Período – 2/2010 Redes de Computadores
Introdução
O P2P ou Peer-to-Peer (Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtuais, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros.
Porém, o termo tornou-se popular com o surgimento de aplicações de compartilhamento de arquivo, em outras palavras, programas que possibilitam a distribuição de arquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer usuário dessa rede a este recurso.
Contextualização
A demanda por serviços na Internet vem crescendo a uma escala que só pode ser limitada pelo tamanho da população mundial. Um dos objetivos dos sistemas peer-to-peer é permitir o compartilhamento de dados e recursos numa larga escala eliminando qualquer requisito por servidores gerenciados separadamente e a sua infra-estrutura associada.
Sistemas peer-to-peer têm o propósito de suportar sistemas e aplicações distribuídas utilizando os recursos computacionais disponíveis em computadores pessoais e estações de trabalho em número crescente. Isso tem se mostrado bastante atrativo, já que a diferença de performance entre desktops e servidores tem diminuído, e as conexões de banda larga têm se proliferado.
Histórico
A computação P2P (Peer-to-Peer) é um resultado da tendência natural de descentralização em engenharia de software junto com o crescimento da disponibilidade de tecnologia para a criação de redes poderosas. A tendência das ultimas décadas foi impulsionada por necessidades como a integração de aplicações empresariais, o que impulsionou a substituição dos sistemas monolíticos por sistemas distribuídos. O crescimento da computação distribuída era inibida pela