REDES P2P
Gleice Kelly S. de S. Lima
Nestor Brasileiro de Minas Neto
Diego Ferreira Gaspar Rafael Lopes de Souza
REDES DE COMPUTADORES
Redes P2P
Campo Grande, MSJunho de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar os sistemas de rede P2P, sua arquitetura, sua historia e segurança. A rede peer-to-peer (P2P) difere da rede cliente/servidor convencional porque seus métodos envolvem sistemas servindo outros sistemas. Em redes P2P cada estação possui as mesmas capacidades e responsabilidades.
O que é redes P2P?
(do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P)As redes Peer-to-Peer (P2P) atraem muita atenção da comunidade de Rede de computadores, apesar de haver uma discordância à respeito do seu significado. A tecnologia P2P promete alterar o futuro das redes, porém seu conceito já existe há muitos anos. Cresce também as questões de interesse cultural, como no caso do Napster, apesar das políticas de livre arquitetura de rede. Aparentemente esses paradoxos apenas acrescentam mais misticismo que ronda o assunto P2P. “Um tipo de rede de computadores onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Isto difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros”.
Esta definição captura o significado tradicional da rede Peer-to- Peer. Computadores de um determinado grupo, ou computadores domésticos, são configurados para compartilhar recursos como arquivos e impressoras, Embora um computador possa atuar como servidor de arquivos ou de impressora a qualquer momento, todos os computadores da rede geralmente podem realizar essas funções por um curto período. Em particular, os computadores poderão estar situados fisicamente à uma distância curta uns dos outros e poderão protocolos de rede.
1.2. Características:
Sistemas Peer-to-Peer compartilham essas características:
O seu design garante que cada usuário