Funcionamento da rede p2p
A P2P permite o compartilhamento de arquivos da internet. A arquitetura dessa tecnologia cria uma rede de computadores virtuais que buscas entre os discos rígidos conectados a ela, a fim de encontrar o arquivo desejado.
Existem várias maneiras de realizar essas buscas.
*Transmissão de inundação de consultas A consulta é iniciada por um par e transmitida para todos os seus pares vizinhos, e assim sucessivamente até que o recurso desejado seja encontrado. Quando o recurso é encontrado, aquele par envia uma mensagem para o par que originou a consulta indicando que encontrou, estabelecendo assim uma conexão P2P.
*Sistemas de seleção de encaminhamento Nesse modo de busca a consulta é enviada para todos os pares e a encaminha de maneira seletiva a pares específicos que são considerados prováveis locais onde o recurso pode ser encontrado. Pares com banda larga são considerados super pares, sendo que um par com conexão de linha discada também pode consultar super pares.
Esse método utiliza o algoritmo de controle de fluxo, que trata como o par encaminha e responde a uma mensagem, tratando prioridades para descartar mensagem que não são suportadas na conexão.
*Redes de “hash table” descentralizada Cada arquivo do sistema possui uma identidade única do seu conteúdo para que seja feita sua identificação e localização. Deste modo, a busca nebulosa nunca irá acontecer, pois cada arquivo possui id único. Para um par receber o arquivo que procura, ele deverá ter um id para realizar a ação.
*Índices centralizados e repositórios Um servidor central armazena índices de todos os pares e seus recursos. A consulta é realizada no servidor, através da busca do índice correspondente. Sendo encontrado o arquivo, o servidor envia uma mensagem com a informação de onde o par que está fazendo a busca encontrará o arquivo. Esse mecanismo tem bom desempenho, porém exige um alto custo para o sistema. Seu principal ponto negativo é o fato de que toda a