Trabalho de conclusão de estagio pronto em pedagogia
A nova lei de Diretrizes e bases 9394/96 prevê no seu artigo 12. Inciso I, que “ o estabelecimento de ensino, respeitadas as normas e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Esse preceito legal está sustentado na idéia que a escola deve assumir como uma de suas tarefas, o trabalho de refletir sua intencionalidade educativa. Com base nesse pressuposto o Colégio Estadual Rui Barbosa, elabora o seu Projeto Político Pedagógico de forma democrática e coletiva, com a preocupação de atender todos os interesses da comunidade escolar de forma a garantir condições favoráveis ao trabalho dos professores e funcionários e ao sucesso de todos os alunos.
Entendendo que o processo educacional é parte fundamental e determinante na formação do cidadão, iniciou-se a elaboração do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, através de um trabalho de sensibilização e preparação, com todos os profissionais da escola, afim de que a tarefa seja assumida e tenha significado para a comunidade.
Na sensibilização apresentou-se a visão geral da proposta de trabalho através de um quadro síntese do planejamento do PPP.
A seguir algumas questões nortearam a reflexão para o trabalho da fundamentação tais como:
- Que tipo de sociedade queremos construir? - Como compreendemos, vemos e sentimos o mundo atual?
- Que tipo de homem precisamos formar?
- Que papel desejamos para a escola em nossa realidade?
O segundo encontro trabalhou-se os marcos Situacional e Conceitual.
Dividiu-se a comunidade escolar em grupos de trabalho (GT) para analisar e diagnosticar todas as intenções e ações desenvolvidas pela escola até o presente momento, considerando a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Num terceiro momento os grupos demonstram suas produções e a seguir numa outra