A relação educador-educando
Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade. exemplifique com atividades a serem utilizadas em sala de aula.
Brasiléia -Ac
2011
antonia lopes dasilva
Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade. exemplifique com atividades a serem utilizadas em sala de aula.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Sociologia da educação, Teoria geral do conhecimento, Processo educativo no contexto histórico e Psicologia da educação.
Orientadores:
Prof. Okçana Battini;
Prof. João Vicente Hadich Ferreira;
Prof. Bernadete de Lourdes Streisky Strang;
Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
Brasiléia-Ac
2011
Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade. Exemplifique com atividades a serem utilizadas em sala de aula.
A relação educador – educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento, assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão, considerar também o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem. O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita progressos no desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, não cabe analisar somente relação professor-aluno, mas também a relação aluno-aluno. A construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a intrapsíquica do sujeito. A prática pedagógica é a busca do conhecimento e não de