O ADVOGADO
"O advogado que faz audiência trabalhista faz qualquer audiência" especializar numa área - não fazer clínica geral;
- tratar cliente do escritório como se fosse seu - em caso de advogado empregado - pois o cliente irá seguir você onde for;
- Advocacia como profissão regularizada surgiu com o imperador Justino, no século VI, que criou a 1a. ordem dos advogados do império romano do oriente. Exigia requisitos para ingresso:
- aprovação em exame de jurisprudência;
- boa reputação;
- não ter mancha de infâmia;
- comprometer-se a defender quem o pretor, em caso de necessidade, designasse;
- advogar sem falsidade;
- não abandonar a defesa uma vez aceita.
Hoje o que é mais complicado na prática é analisar o critério de "advogar sem falsidade", devemos analisar que a justiça do trabalho muitas vezes está sendo usada somente com busca de lucro, reclamantes que trabalham 24 horas por dia, sem intervalo para refeição e descanso - litigância de má-fé, eu não concordo plenamente com isso, pois os motoristas fazem 24 horas por dia de trabalho, sem intervalo durante alguns dias!
No Brasil a profissão de advogado era um tanto quanto livre, inicialmente os letrados podiam advogar, as ordenações Filipinas (Brasil adotava) traziam os critérios: todos os letrados que quiserem advogar e tiverem oito anos de estudos em direito canônico ou dir. civil ou em ambos na universidade de Coimbra...
Alvará régio de 28/7/1926 - poderia ser advogado "qualquer pessoa idônea, ainda que não seja formado, tirando provisão".
Provisionado?
Para o atual estatuto de advogados Lei 8906/94 - ADVOGADO nada mais é que o bacharel de direito inscrito no quadro da OAB que realiza postulações perante o poder judiciário.
1o ato privativo de advocacia - postulação perante os órgãos do poder judiciário.
Observações: Código da Vida - Saulo Ramos - artigo 133 CF advogado é indispensável para a justiça.
Jus postulandi na JT - pois o direito do trabalho é um direito