Motivação – Ressalte a relação entre motivação e desempenho
Como líder, você sabe que há uma ligação direta entre a motivação e o desempenho dos colaboradores. Na verdade, essa conexão varia de acordo com a cultura da empresa e com seu entusiasmo na divulgação desse tema entre os colaboradores.
Você deve ter acompanhado casos de sucesso coma a Disney, a rede de cafés Starbucks e os hotéis Ritz Carlton. Essas empresas parecem ter ” algo a mais ” no relacionamento com os clientes, da mesma forma que os colaboradores parecem realizados e felizes por trabalharem lá.
É quase palpável – você pode sentir a energia que existe entre o ótimo desempenho desses colaboradores e sua motivação. E isso se reflete na qualidade do trabalho. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre sua correlação, é hora de mudar de idéia.
Aqui estão três fatores importantes a serem considerados quando surgir a oportunidade de transformar a motivação de sua equipe em altos níveis de performance e produtividade:
Saiba o impacto que você provoca nas pessoas: todo gerente às vezes sente que exerce pouco ou nenhum impacto sobre a motivação da equipe. Vamos ser francos: há coisas sobre as quais você tem total controle – como condições de trabalho, definição de tarefas, salários e benefícios – , enquanto outras estão simplesmente fora de sua alçada. Para estimular o desempenho do colaborador, pesquise o que tem sido utilizado com sucesso em outras empresas e avalie as melhores estratégias com objetividade. Evite truques motivacionais e atitudes festivas que não levam a nada, assuma uma atitude de liderança e use suas habilidades profissionais e pessoais – você vai se surpreender com a reação positiva de sua equipe e o aumento da produtividade.
Deixe claro o que você considera um bom desempenho: é sua responsabilidade definir claramente quais são os padrões de execução e performance considerados satisfatórios. Não pressuponha que as pessoas saberão, automaticamente, o que a palavra ” desempenho ”