Relações Ecológicas
Professora: Alessandra Flor
Aluna: Ellen Kelly Rodrigues Sarges
Tema:
Relações Ecológicas
Intra Específicas
Inter Específicas
Abaetetuba, 06 de Junho de 2013
Relações Ecológicas
Organismos das diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, interagem com os outros seres vivos presentes no mesmo ambiente. Há diferentes formas de interação entre os seres formadores das comunidades bióticas de um ecossistema. Estas interações são coletivamente denominadas interações biológicas ou relações ecológicas.
Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.
Relações Intra Específicas
Harmônicas
a) Colônias: Organismos de uma mesma espécie são fisicamente unidos e trabalham por objetivos comuns à coletividade.
Homotípicas, homeomorfas ou isomorfas:
Quando constituídas por organismos que apresentam a mesma forma, não ocorre divisão de trabalho, todos os indivíduos são iguais e executam as mesmas funções vitais. Por exemplo, as colônias de corais.
Heterotípicas, heteromorfas ou polimorfas: Já as colônias constituídas por indivíduos que apresentam diferenciação