historia da veja
O anuncio feito meses antes do lançamento da revista Veja procurava “ homens e mulheres inteligentes e insatisfeitos, que leiam muito, sempre perguntem 'por quê?' e queiram colaborar na construção do Brasil de amanhã", dizia o anúncio escrito por Roberto Civita .(citação - fonte http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ha-45-anos-sempre-a-favor-do-brasil)
A editora Abril já possuía uma grande revista informativa , a Realidade que circulou por 10 anos. O argumento utilizado para justificar o fechamento de Realidade foi substitui-la por uma revista semanal de televisão. A revista Veja foi lançada no dia 11 de setembro de 1968 seguindo os moldes da americana Time. A lacuna deixada por Realidade foi preenchida por Veja.
O primeiro exemplar da revista contou com uma tiragem de 700 mil exemplares, com cerca de 650mil comercializados. Mesmo com esse boom de vendas na no inicio as vendas começaram a diminuir e somente após dez anos a revista deixou de dar prejuízo. Um fator que pode ter causado a queda nas vendas era a estética da revista que possui poucas figuras o que não chamava a atenção do leitor nas bancas.
A revista é distribuída nas bancas aos domingos e aos assinantes aos sábados e na capa está a data da quarta-feira posterior. Em 2012 a Veja chegou a marca de 1.100 mil exemplares. Mas entre 2010 e 2012 a tiragem caiu cerca de 1,35% (de 1.086.200 para 1.071.500).(fonte - http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/104694/ acessado em 28/09/13 as 12:19 ).A edição de numero 1 trouxe na capa o duelo do comunismo com o capitalismo .
A VEJA possui várias seções que tratam de assuntos como politica, economia e cultura mas ocasionalmente publica matérias sobre saúde, ciência e tecnologia. Existem publicações voltadas para o público regional como Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.
A linha editorial de VEJA segue está alinhada a politica dita de direita apesar de não ficar evidente. Isso pode ser entendido pela linguagem, cores e