Historia da revista veja
Revista Veja e Jornal Agora.
Trabalho apresentado ao professor
Alexandre, na disciplina Técnicas e
Gêneros Jornalísticos, pelos alunos
Andréa Marquetto
Mannacy Anjos
Maria R.C.Ribeiro
Nicole Almeida
Rafael Akira
São Paulo,
Maio de 2008.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo o conhecimento de duas publicações brasileiras: Revista Veja e Jornal Agora. Vamos mostrar a origem destes dois veículos de comunicação, seus principais colunistas e principalmente, tentaremos deixar claro suas linhas editoriais (a ênfase neste assunto será na apresentação oral). Um trabalho deste tipo é importantíssimo na nossa formação como Jornalistas, pois pudemos com ele classificar os tipos de textos jornalísticos das duas publicações, deixando mais claro em nossas mentes algo que deve estar na base da nossa carreira. Ao final de cada explanação, você encontrará os números por nós encontrados e poderá assim ter uma visão mais ampla do Jornal e da Revista.
Tipos de texto jornalístico - Notícia - de caráter objetivo, composto pelo 'lead' e o corpo da notícia. No 'lead' tenta-se responder a seis perguntas (os cinco W's e um H): quem (who), o quê (what), onde (where), quando (when), porque (why),como (how), a ausência destas pode dever-se a dados não apurados; No corpo da notícia desenvolve-se gradualmente a informação em cada parágrafo, por isso a informação é cada vez mais elaborada, detalhada.
- Reportagem é um género jornalístico baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva actual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de acções espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons. O repórter pode valer-se também de fontes