MODELAGEM DE PROCESSOS
Administração de processos é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades seqüenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais, as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos nas empresas. (OLIVEIRA; VALLE 2009, p.58).
Visando uma maior eficiência, os processos estão sempre sendo aprimorado, para que isso aconteça diversas metodologias de aprimoramento vem sendo utilizada. Maximiano (2005) afirma que existem dois tipos de processos: os processos centrais e os processos de apoio.
Os processos centrais estão relacionados com insumos em produtos destinados a clientes internos e externos, é preciso uma ligação muito forte entre as fontes de insumos e os clientes, isso se torna fator determinante na identificação dos processos centrais, conforme podemos observar na Figura 1.
Clientes
Os processos de apoio são aqueles que sustentam os processos centrais, podemos observar na figura 2 quais são os mais importantes.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Segundo Valle (2009) é possível definir processo como uma seqüência de atividades relacionadas para realizar um trabalho, essa atividade pode ser considerada simples, conforme podemos observar na figura 4 ou complexa, conforme podemos observar na figura 5. Os processos simples são aqueles, que não exijam certa complexidade, como por exemplo: apontar um lápis. Já os processos complexos necessitam de mais técnica, como por exemplo: fabricar o lápis.
Um processo é simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas, destinadas