LOCKE
TA1
Filósofo Locke
FACULDADE CCAA
ADMINISTRAÇÃO – 7º PERÍODO / NOITE
ALUNA: JULIANA LEAL
DATA: 16/09/2012
John Locke
Considerado um dos líderes do Empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo, John Locke foi também um importante filósofo inglês.
Locke estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturas na Universidade de Oxford na Inglaterra e lecionou grego, filosofia e retórica também nesta universidade.
Jonh Locke nasceu no dia 29 de agosto de 1632 e faleceu em 28 de outubro de 1704. Ele não se casou e nem deixou filhos.
Para ele a busca do conhecimento ocorre através de experiências e não por deduções ou especulações. As experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo descarta as explicações baseadas na fé.
Admite o que chave de conhecimento “intuitivo” ou “demonstrativo”. Locke acredita que certas diretrizes éticas valem para todos. Podemos dizer que ele acredita no pensamento do direito natural. Um outro pensamento que traça seu perfil racionalista é o que Locke acredita que é inerente à razão humana saber que existe um Deus.
Locke foi um dos primeiros filósofos dos tempos modernos a se ocupar com questões sexuais. Foi de grande importância para a luta de igualdade dos direitos entre os sexos, defendida por Jonh Stuart Mill.
Na política, Locke a soberania não residia no Estado, mas na população. Ele defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo forte oposição da Igreja Católica. Defende que o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário, tripartição esta criada pelo filósofo Montesquieu.
Principais obras de John Locke
- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois Tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)
Frases em destaque do John Locke
- "Não se revolta um povo inteiro a não ser