Locke
1632-1704
Bibliografia sugerida
GOUGH, J. W. “A Teoria de Locke sobre a Propriedade” in QUIRINO, C. G. e SADEK, M. T. (orgs.) O Pensamento Político Clássico. São Paulo: Martins Fontes, 2003. LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo (trechos selecionados)
Contexto Histórico
“Em defesa da liberdade, do Parlamento e da Religião Protestante” (LOCKE, 2002: 81) Era o estandarte de Guilherme de Orange quando desembarcou em solo britânico para depor o rei Jaime II 1688 Séc. XVII marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlemento a dinastia stuart defendia o absolutismo X burguesia ascendente defendia o liberalismo Revolução Puritana culminou com a implantação da República na Inglaterra. 1688 Guilherme de Orange chegou à Inglaterra após a deposição de Jaime I. A Revolução Gloriosa foi o triunfo do liberelismo político sobre o absolutismo, com a aprovação do “Bill of Rights” em 1689, assegurando a supremacia legal do parlamento sobre a realeza “monarquia limitada”.
Breve Biografia
Nasceu em 1632 Convivia com os intelectuais e políticos Foi secretário para Apresentação de Benefícios, cuidando de todos os problemas eclesiásticos interesses do Parlamento 1675 largou o cargo. Após a Revolução gloriosa, Locke foi durante dois anos Comissário de Recursos. 1696 Assume cargo de Comissário da Câmara de Comércio Em 1704 Locke faleceu.
Obra
Locke é considerado o fundador do empirismo: doutrina que afirma que todo conhecimento deriva da experiência. “mente (...) todo o nosso conhecimento está fundado e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento” Locke é considerado pai do individualismo liberal= direitos naturais inalienáveis à vida, à liberdade e à propriedade = Estado Civil
Segundo Tratado do governo civil
Ensaio sobre origem, extensão e objetivo do governo civil. formulação do Estado Liberal Nem tradição, nem a força somente o consentimento expresso dos governados é a