Sustentabilidade nas empresas
Muito se fala em desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e atitudes sustentáveis. O tema Sustentabilidade está tomando mais espaço em todas as mídias como televisão, jornais, internet, revistas e outras que surgem quase todos os dias, principalmente advindas do mundo da web. As empresas de grande, médio ou pequeno porte, de qualquer mercado, finanças, indústria ou serviços estão se tornando empresas sustentáveis.
O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de dar conta das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.
O objetivo principal deste estudo está em verificar a utilização do marketing ambiental como fator de diferencial competitivo para a Natura, Philips e Unilever. Ainda tem como objetivo descrever os projetos de sustentabilidade dessas empresas e o que elas estão fazendo para preservar o meio ambiente. São muitas as empresas que de alguma forma se envolvem com as questões ambientais e sociais. Este envolvimento se dá de formas muito diversas, desde a simples doação de recursos financeiros ou de bens em caráter assistencial ou emergencial, até a estruturação de uma área estratégica, onde se procura dar à atuação social a mesma abordagem estratégica formal e planejada que se utiliza nas estratégias negociais.
O presente trabalho é uma pesquisa exploratória, segundo Silva (2001) a pesquisa exploratória é utilizada quando o conteúdo a ser pesquisado é pouco explorado, as informações são poucas e o pesquisador não conhece muito sobre o assunto. Tem como finalidade esclarecer as informações para estudos posteriores. Como instrumento de pesquisa nos procedimentos de análise será utilizado a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos em materiais já publicados. As fontes consultadas foram livros e material disponível em meio eletrônico.
Este artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro discute-se a sustentabilidade em âmbito geral, depois analisada em