características gerais dos seres vivos
GERAIS DOS SERES
VIVOS
PROF. PANTHERA
COMPOSIÇÃO QUÍMICA COMPLEXA
Está representada por:
Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a
85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.
ORGANIZAÇÃO CELULAR
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.
Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de auto-duplicação independente
(pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio.
Dentro delas ocorrem inúmeros processo que são fundamentais para manter a vida (REAÇÕES METABÓLICAS).
Todos os seres vivos são constituídos de células, mas o número de células varia de um ser para outro.
Existem os seres unicelulares, a palavra unicelular tem origem no latim uni, que significa "um, único". Esse são as bactérias, as cianobactérias, protozoários, as algas unicelulares e as leveduras. Formas das células dos protozoários, seres unicelulares.
Corte do tecido da cebola, mostrando as várias células colocadas uma ao lado da outra.
Metabolismo
Nos seres vivos ocorrem, a todo instante, reações químicas onde moléculas simples se transformam em moléculas complexas. É o processo chamado de anabolismo.
Por outro lado, moléculas complexas podem ser rompidas, formando moléculas mais simples. É o que se denomina catabolismo.
A esse conjunto de reações químicas, nas quais algumas moléculas complexas são formadas e outras são rompidas, originando moléculas simples, denomina-se metabolismo. Os seres vivos estão em