Características gerais dos seres vivos
Matéria: Biologia
UNIDADE 1- Capítulo 1
O que caracteriza um ser vivo
Composição química complexa
Os seres vivos são formados por composto orgânicos (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucleicos), que sempre apresentam o elemento químico carbono em suas moléculas, e por compostos inorgânicos (água e sais minerais).
Organização Celular
A Teoria Celular diz que todos os seres vivos são constituídos por células, exceto os vírus, que são acelulares. Os vírus são parasitas acelulares que possuem a molécula da vida (DNA ou RNA), podem reproduzir-se e sofrer alterações em seu material genético, o que é característico de um ser vivo.
Os seres podem ser classificados em unicelulares (bactérias e protozoários) ou pluricelulares (animais e plantas). As algas e os fungos podem ser qualquer um dos dois.
A constituição básica de uma célula é: * Membrana plasmática: película que envolve, protege e permite a troca de substâncias entre a célula e o exterior. * Citoplasma: tem o aspecto gelatinoso e é nele que ficam as estruturas responsáveis pelas funções vitais da célula. * Núcleo: atua no controla das atividades celulares e é nele que se localiza o material genético.
A célula procariota (seres procariontes) é uma célula muito simples. Não possui uma membrana que separe o núcleo do restante do conteúdo celular e o material genético fica disperso na célula. Pode ser encontrada em bactérias. A célula eucariota (seres eucariontes) é mais complexa por possuir núcleo separado do citoplasma por uma membrana (carioteca). Em seu citoplasma há organelas e esse tipo de célula pode ser encontrada em protozoários, algas, fungos, animais e plantas.
Mutação
São alterações no material genético, que podem modificar ou originar uma ou mais características nos seres vivos. É o processo que permite a evolução e a explicação do surgimento ao longo do tempo de espécies novas de seres vivos a partir de outras já existentes.