Minority Report
Resumo
O Filme ilustra um mundo futurista, onde os avanços tecnológicos da modernidade são usados para criar um sistema com finalidade de banir o crime e proteger o cidadãos de sua própria violência. A tradução de “Minority Report”, literalmente, seria “O relatório da minoria”, isso condiz com o sentido do filme.
O filme se passa em Washington, no ano de 2054, O Departamento de Pré-Crimes tem como chefe John Anderson, que atua na função a seis anos. O criador e também diretor do programa é Lamar Burges, que almeja a implementação do pré-crime em território nacional, e, por isso, ele precisa provar aos cidadãos e ao governo que o sistema é infalível, ele usa a promessa de “garantir que o que nos dá segurança também nos dá liberdade”.
O Departamento de Pré-Crimes consiste na prevenção de crimes que irão inevitavelmente acontecer. Os responsáveis por isso são três jovens com poderes paranormais, chamados de pre-cogs (pré-cognitivos), esses jovens tem o dom de prever o futuro, conseguem ver assassinatos e outros crimes hediondos, minutos ou horas antes deles acontecerem. As imagens vistas por eles enviadas a um computador que as transfere para arquivos visuais, esses arquivos são usados por policiais encarregados descobrir onde se passa a cena, encontrar o criminoso e prendê-lo antes que ele execute o crime. O problema é que quando o suposto criminoso é surpreendido pela equipe do pré-crime, ele se encontrava prestes a cometer o crime, porém sem cometê-lo. Com isso não poderíamos julgá-lo como criminoso e colocá-lo em uma prisão, já que o fato não teria ocorrido, mesmo que o crime fosse inevitavelmente cometido.
Isto contradiz leis conhecidas da relação espaço - tempo, e isso faz com que um agente federal vá conhecer o sistema em busca de falhas. Ao conhecer o sistema, ele indaga que “a ciência roubou a maioria dos milagres... mas nos dá a esperança no divino”, referindo-se ao dom dos chamados pré-cogs. Os policiais concordam: “Trabalhamos