Marketing
Marketing é uma ciência que estuda muito além da publicidade, da propaganda e das vendas. O significado dessa palavra em português é mercadologia, comercialização e, na verdade, abrange uma série de ações importantes com uma função organizacional que envolve desde a criação, a comunicação, a prestação de serviços até o relacionamento com o cliente (interno e externo).
Assim, esta área do conhecimento, tão importante para qualquer instituição, possui diferentes focos: marketing de relacionamento, One-to-One, de fidelização, pessoal, direto, interativo, digital, endomarketing, entre outros. Cada área do marketing terá o seu público-alvo, funções e objetivos específicos.
Ao longo do tempo o marketing e suas estratégias se transformaram para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a exigência de consumidores informados e conhecedores dos produtos que desejam adquirir. A tecnologia impulsionou esse conhecimento, somente a habilidade de vender um produto não basta.
E com a concorrência cada vez mais acirrada do mercado, como as empresas encontram o seu diferencial? Talvez uma das possibilidades de entendimento seja o investimento na relação com o cliente. Assim, já que os preços estão competitivos, o que faz um cliente optar por uma determinada organização? Podemos encontrar uma possível resposta no marketing de relacionamento.
Essa área do marketing aponta para a ampliação do simples "vender": atualmente é preciso muito mais! Uma organização deve vender um conceito, soluções para seus clientes e não apenas produtos. Assim, entraram em cena o marketing social, o marketing cultural e o marketing de relacionamento, como estratégias que buscam, sobretudo, um diferencial de mercado para as instituições.
A sociedade moderna é influenciada pelo Marketing no seu cotidiano, o que consumimos ou usamos tem a ver com o nosso meio ambiente familiar, social, cultural ou profissional.
MARKETING > Mercari (latim) = Comércio
Ato de mercar =