Aula de vetor em scilab
Disciplina: Laboratório de Programação de Computadores I
Aula 09
Objetivo: Desenvolver a competência para manipulação de arranjos em SciLab..
Arranjos são um conjunto de dados agrupados em uma mesma variável. Podem ser denominados também de matrizes ou variáveis compostas. Por uma influência da palavra “arranjo” em inglês, também é denominado array.
Um arranjo pode organizar os dados em uma única dimensão: arranjos unidimensionais.
Entretanto, um arranjo pode ser declarado de forma que permita a distribuição dos dados em mais que uma dimensão, por exemplo, em duas dimensões: arranjos bidimensionais. Não raramente, um arranjo em uma única dimensão é denominado vetor ou matriz unidimensional.
Um elemento em um arranjo é identificado por sua posição no arranjo: seu índice. Logo, um elemento em um arranjo unidimensional é identificado por um único valor inteiro; um arranjo bidimensional por dois valores inteiros, correspondente à linha e à coluna que ocupa na matriz.
a) Declaração de um arranjo
Tal como em variáveis simples, o Scilab dispensa a declaração prévia de arranjos. Ele é declarado no momento em que é inicializado.
b) Inicialização de um arranjo
A atribuição dos primeiros valores para um arranjo se dá pela mera atribuição de um conjunto de valores, separados por espaços em branco (OU VÍRGULAS) e delimitados por colchetes. No exemplo abaixo, o arranjo TEMPERATURA é inicializado com os valores de cinco temperaturas, logo, será criado um arranjo de tamanho igual a 5:
TEMPERATURA = [37.5 40.1 20.0 23.2 40.7] ou TEMPERATURA = [37.5, 40.1, 20.0, 23.2, 40.7]
c) Identificação de valores em um arranjo
Em Scilab, a primeira posição de um arranjo é igual a 1; a segunda posição é igual a 2; e assim por diante. Logo, para o exemplo acima, o arranjo TEMPERATURA, de tamanho igual a cinco, contém cinco elementos, identificados de 1 a 5.
A indicação da posição de um elemento do arranjo em Scilab