Trabalhos de
Em 1991 escreveu sua obra mais recente, Os principais questionamentos que inspiraram sua obra foram:
- Qual é a prática da enfermagem?
- Que funções específicas desempenham?
- Quais as atividades exclusivas do enfermeiro?
Henderson defendia a tese de que uma ocupação que afeta a vida humana, como a enfermagem, deve ter suas funções esquematizadas e suas ideias são fortemente influenciadas pela prática profissional e pelo ensino profissional que sempre fizeram parte de sua vida como enfermeira.
Sua filosofia profissional era a de aprender fazendo, desempenho rápido, competência técnica e domínio bem-sucedido dos procedimentos de enfermagem. O enfoque sobre doença, diagnóstico e tratamento na instrução da enfermagem a deixava descontente e incentivava sua luta para mudança desta abordagem.
Sua experiência no atendimento de enfermagem comunitária lhe trouxe a fase mais positiva de sua formação, pois lhe permitiu identificar falhas no processo do cuidar, no qual o cuidado extrainstituição era desconsiderado e levou-a a identificar-se com a enfermagem não hospitalar, que lastimava e recusava-se a aceitar.
Posteriormente, como professora de graduação, reconheceu a necessidade de maiores conhecimentos e esclarecimentos sobre as funções da enfermagem, levando-a a aprender sobre as ciências e humanidades relevantes para a matéria, desenvolvendo uma abordagem inquisitória e analítica em sua personalidade.
Saite