Trabalho 3 ano ensino medio
Professora: Luciana
Aluno: Mateus Dias
Movimentos Revoltosos
Belo Horizonte, 26 de Junho de 2012
Características e aspectos sociais da época do feudalismo
Governo descentralizado: durante o feudalismo, os reinos europeus não estavam unidos por um poder forte e centralizado. Os senhores feudais eram a autoridade absoluta em seus feudos.
Unidade entre o senhor feudal e o servo: a unidade era obtida pelos laços de fidelidade de suserania e vassalagem. Suserano é o senhor que concede feudos a seus protegidos. Vassalo é a pessoa que recebe o feudo e dedica ao senhor fidelidade.
Imobilidade social: na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente não existe. As pessoas permaneciam a vida toda na mesma posição social, ou estamento.
Principais cargos:
Rei: o mais nobre dos nobres
Clero: membros da Igreja católica que tinham grande influência política e ideológica e nobeza: proprietários de terra que se dedicavam às atividades militares;
Servos: maioria da população camponesa que realizava todos os trabalhos necessários à existência material da sociedade.
Curiosidade: a cavalaria era uma das principais instituições militares da nobreza. Os cavaleiros eram educados para obedecer ao suserano, honrar os parceiros da cavalaria e ser corteses com as damas. O aspecto físico era especialmente cultivado, enquanto o lado intelectual era deixado de lado.
Regime de trabalho: o principal regime de trabalho no feudalismo foi a relação servil de produção. O servo tinha várias obrigações e compromissos, muitas delas envolviam o pagamento de altos impostos. A economia feudal
Unidade produtora: o feudo era uma das principais unidades produtoras da economia feudal. Cada feudo era autossuficiente.
Atividades econômicas: predominavam nos feudos a agricultura e criação de animais.
Características e aspectos sociais da reforma
Resuminho: movimento religioso que rompeu