minority report
WAGNER MÁXIMO FERREIRA, 42 1° EDN.
ANÁLISE FUTURISTA DA INTERAÇÃO
HOMEM E MÁQUINAS, A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
NA ERA DA NANO-ROBÓTICA
BASE NO FILME MINORITY REPORT: A NOVA LEI
MOGI DAS CRUZES
2014
WAGNER MÁXIMO FERREIRA
ANÁLISE FUTURISTA DA INTERAÇÃO
HOMEM E MÁQUINAS, A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
NA ERA DA NANO-ROBÓTICA
BASE NO FILME MINORITY REPORT: A NOVA LEI
Análise do conto de ficção científica que trata do planeta terra em seu futuro com a nano robótica, apresentada ao professor Rafael como atividade em sala de aula.
MOGI DAS CRUZES
2014
RESUMO
A presente pesquisa toma como objeto de estudo a obra cinematográfica de grande percussão - Minority Report - A Nova Lei, dirigida por Steven Spielberg e baseada na obra literária The Minority Report, escrita pelo considerado mestre da ficção-científica Philip K. Dick, analisando-a através dos conceitos de passado, presente e futuro na atual sociedade para, então, buscar compreender a mudança dos códigos genéticos e o estudo da matéria nos gêneros da ficção científica, ocorrida neste filme, e entender o fenômeno da fusão do presente e do futuro na interação entre seres humanos e máquinas, comportamento contemporâneo através do imaginário tecnológico, uma realidade misturada com base na eletrônica e na nano robótica, ou seja, a tecnologia em sua menor escala.
INTRODUÇÃO
Minority Report é um conto de ficção científica previamente publicado em 1956, extremamente futurista e revolucionário para a época, a narrativa ocorre em uma sociedade futurista onde os crimes são evitados ou investigados antes mesmo que aconteçam, isso devido ao auxílio de indivíduos cujo nomes “PRECOGS”. No ano de 2002 o filme foi relançado e teve como antagonista Anderton (Tom Cruise), e contou de algumas divergências do conto inicial.
MINORITY REPORT
Como anteriormente descrito a trama se