Quimica
Objetivo(s)
Identificar a precisão dos equipamentos volumétricos e classificar entre mais e menos precisos.
Introdução
As atividades feitas em laboratório envolvem, frequentemente, uma série de equipamentos, tendo que ser manuseados e utilizados adequadamente de acordo com o objetivo do praticante.
Como quase todo experimento feito em laboratório requer a medida do volume de substâncias, é importante saber reconhecer as vidrarias utilizadas para se obter resultados mais precisos e exatos, a fim de obter resultados mais satisfatórios. Sendo que a exatidão da medida, se refere a proximidade entre o valor verdadeiro da grandeza e o valor medido. E a precisão se refere a aproximação de duas ou mais medidas de um mesmo valor.
Material e Método
Pipeta volumétrica
Pipeta graduada
Béquer
Bureta
Erlenmeyer
Proveta
Pêra
Água
Permanganato de Potássio
Discussão dos Resultados: aqui devem ser feitos os comentários e as descrições pertinentes ao que foi feito e observado: os resultados. Incluem-se tabelas, gráficos e outras formas de exposição necessárias à discussão. Nesta parte comunica-se e discute-se os resultados. Adiciona-se também aqui os dados do experimento como: massa, volumes, cálculos, tabelas mais completas.
Conclusões: tão sucinta e clara quanto os objetivos, deve ser o feixe do trabalho, o deságüe natural do que foi colocado no Objetivo e que foi precedido pela Discussão dos Resultados e pela parte experimental. Verifica-se se uma experiência deu certo ou se uma pesquisa acrescentou algo pelas conclusões que estas apresentam. Sempre que possível comparar e comentar os resultados obtidos na experiência com os dados da literatura.