Tubo de Rubens
O tubo de Ruben (Ruben’s tube) é um experimento de física usado para, de certa forma, enxergar o som.
O experimento foi inventado pelo físico alemão Heinrich Rubens em 1905. Ele consiste em um tubo com vários furos na parte superior, com um alto falante em uma de suas extremidades, e na outra um suprimento de gás de cozinha. O padrão enxergado nas chamas é o da onda formada dentro do tubo pelo alto falante, pois a forma de propagação influencia na quantidade de gás saindo do tubo.
Quando o som é posto nas frequências certas, enxergamos os padrões de onda. Se usarmos o alto falante para emitirmos música, e não apenas uma nota, as mudanças constantes de frequência farão as chamas "dançarem" conforme a música. As regiões com maior pressão vão apresentar uma chama maior e as de menor pressão uma chama menor.
Se a frequência do alto falante coincidir com a freqüência de vibração natural do tubo iremos visualizar o padrão estático (ondas estacionárias), senão visualizaremos um padrão dinâmico.
Como fazer um Tubo de Rubens
Materiais:
Um tubo de metal
Suportes
Cilindro de gás
Alto falantes
Tubo para gás
Furadeira
Caixa de som
Isqueiro
Perfuração do Tubo:
Compre um tubo de metal oco. Use a furadeira para fazer furos ao longo do tubo de cerca de 2,5 centímetros de distância. Suportes
Coloque o tubo apoiado sobre os suportes. Colocar o cilindro de gás Prenda a mangueira de gás a uma das extremidades do tubo, ou faça um furo maior na parte inferior para encaixá-la. Verifique se ela está bem presa.
Colocando o alto falante Use uma fita e super cola para fixar o alto falante na extremidade do tubo. Você pode optar por fazer isso em um ou nos dois lados. Caso faça em um só, tape o outro. Funcionamento Ligue o fornecimento de gás, ligue a caixa de som, acenda o gás e pronto.