resumo Minority report
Neste filme, uma unidade policial pré-crime consegue acabar com os assassinatos pois nesse departamento da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os pré-cogs, em que o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Os três pré-cogs só trabalham juntos, e flutuam conectados num tanque de fluido nutriente. Quando estes têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito numa pequena esfera e noutra esfera é apresentado o nome do culpado. Nas mesmas surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá.
Estas informações são fornecidas a uma unidade policial, que tenta descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, se o que motivou que provoca a sua prisão nunca aconteceu? O líder da unidade é John Anderton (Tom Cruise), o policial mais participativo no departamento pré-crime devido a perda do seu filho de seis anos num sequestro. Porém algo muda totalmente a sua vida quando vê, através dos pré-cogs, que ele próprio matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente fica abalada e John segue uma pequena pista que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. Mas apurar não é uma tarefa fácil, pois o departamento pré-crime descobriu, à partida, que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
Deste modo, John começa uma corrida contra o tempo para tentar provar sua inocência, e durante esta busca, descobre diversas fraudes no sistema e sendo uma delas o facto de as pessoas terem o poder de mudar seu próprio destino, isto é, apresentarem livre-arbítrio e por isso, serem responsáveis pelas suas ações.
Tendo por