Resenha Minority Report
MINORITY Report. Direção de Steven Spielberg. Produção de Gerald R. Molen.EUA: Fox, 2002. 1 DVD. (145 min.), son., color.
O Filme “Minority Report, lançado no ano de 2002 com direção de Steven Spielberg é uma ficção científica ambientada no ano de 2054, onde o ator Tom Cruise interpreta o personagem John Anderton chefe de uma divisão de polícia conhecida como Pré-crime, cuja missão consite em defender a população na prevenção de crimes que irão acontecer, ou seja, prendem os criminosos antes que eles comentam os crimes. Esse programa conta com a inteligência sobrenatural de três jovens, os precogs , que como consequencia de suas mães na gravidez abusarem de substância tôxica nasceram com poderes de telepatia e previsão do futuro. Os precogs ficam flutuando em um tanque contendo um fluído especial e quando surge a visão, o nome da vitima aparece em uma esfera e a do criminoso em outra. Então a visão dos precogs é transmitida em uma tela gigante para a equipe do Pré-crime que vai a captura do criminoso antes mesmo do crime ser realizado, ao prender o criminoso eles são colocados em bolhas de vidro.
Jonh vê através das visões dos precogs que matará um desconhecido e por isso descofia que está sendo vitima de alguma conspiração para afasta-lo da chefia do projeto, e ao seguir uma pista para provar sua inocência se depara com um caso que não foi solucionado pois as visão de um dos jovens é diferente. Mas para ele apurar esse caso será dificil visto que a divisão de Pré-crime descobre que ele será o proximo a cometer um assassinato e tentaram capturá-lo.
Portanto o filme é de importante aplicabilidade para estudos na disciplina de Fontes de Informação do curso Superior Bacharel em Biblioteconomia, pois proporciona reflexões para os alunos sobre os tipos de fontes de informções existentes. Ao longo da ficção pode-se identificar algumas fontes como as visões dos pregocs que correspondem as fontes primárias por serem informações originadas