L
Município é a base para a construção do país, a boa administração deve ser conciliada com a participação das pessoas. As estatísticas locais (casa nível com o local que as pessoas podem participar e grau de informação que permite intervenção direta). permitem as pessoas conhecer a realidade e a partir daí participar. O conhecimento é essência ao participação. Por exemplo a informação do analfabetismo, é possível saber quem são essas pessoas, onde vivem e, então agir o
Para o micro desenvolvimento, solucionar os problemas da QV, dinamização da economia... passa por uma apropriação das politicas do nível local, onde é básico a informação para a participação no sentido construtivo.
Indicadores sintéticos são necessários e insuficientes. São pontos de referência, apenas indicam, para comparar locais, mas não abordam o processo. São insuficientes, para identificar eixos de ação, já que cada realidade vai ter fatores próprios que refletem no indicador sintético. Os sintéticos devem ser desdobrados em indicadores detalhados, e também a reflexibilidade para gerar indicadores mais detalhados por setor.
Mídia cientifica tem pouco destaque, a mídia tecnológica, que divulga o ultimo iphone, ipad, é a que tem ganhado mais destaque, os progressos da sociedade são deixados de lado.
Ex Johanesburgo, outdoor da evolução dos indicadores do bairro, o que esta acontecendo com a sua realidade: Produzir indicadores, a evolução dos indicadores e divulgar os resultados, para o que moradores conheçam a evolução da realidade, se apropriam do conhecimento. O que é importante para as pessoas e acompanhar.
3 dimensões :
A metodologia dos indicadores, a parte técnica; ouvir a comunidade para saber o que é importante. E comunicação que é a comunicação que se transforma em pressão politica e transformações. “Quando você gera indicadores, estatísticas, que permitem às pessoas conhecer melhor a sua realidade,