Trabalho Antropologia
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Cultura pode ser denominada como todo conjunto que inclui o conhecimento, crenças, artes, lei, moral, costumes e todos os hábitos e orientações adquiridos pelo ser humano, na família e na sua parte como membro da sociedade.
Também pode ser definida dentro do âmbitos das ciências sociais como:
Um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Resumidamente, seria a herança social da humanidade ou ainda de forma ainda mais distinta, uma determinada variante da herança social.
Para a antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Enquanto antropologia, a cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma determinada parte da sociedade ou um todo dela. A maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa. Saber obtido graças à sua organização no espaço, na ocupação temporal, manutenção e defesa das suas formas de relação humana. Pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. Este conjunto de indivíduos com interesses e capacidades distintas e até mesmo opostas, transformam-se num grupo e podem viver juntos sentindo-se parte de uma mesma totalidade. As regras que formam a cultura é algo que permite relacionar indivíduos entre si e o próprio grupo com o ambiente onde vivem.
No sentido antropológico, portanto, a cultura é um conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado.
Manifestação Cultural Gaúcha
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Entre as diferentes manifestações culturais brasileiras, podemos citar a cultura gaúcha. Com sua