Trabalho de antropologia
Quando estudamos a Antropologia é necessário termos o entendimento cultural.
A antropologia jurídica dedica-se ao estudo de direito das sociedades “simples”, das instituições do Direito da sociedade contemporânea, do Direito Comparado e do Pluralismo Jurídico.
Iremos abordar nesse trabalho alguns tipos de Antropologia Jurídica.
1. Descreva de forma ampla as categorias da Antropologia:
1.1 Etnia
É a definição de um povo, marcado por traços culturais que lhe dão uma identidade própria. Essa identidade abrange modelos econômicos, organizações políticas e inclusive relações de parentesco e padrões afetivos.
Conhecemos um povo pela forma que se veste, pela maneira como chora seus mortos, por suas preferências alimentares, por suas festas e suas crenças espirituais.
1.2 Identidade
Acompanha a diferença, pois são justamente nas relações de etnia diferentes que as identidades se projetam. Algumas vezes a identidade assume um caráter simbólico.
1.3 Diferença
É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo).
Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.
A “noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta efetiva-se através das dinâmicas das relações sociais. Assim sendo, a diferença é, simultaneamente, a base da vida social e fonte permanente de tensão e conflito.” Segundo a enciclopédia Larousse (1998).
1.4 Cultura
Existem muitos conceitos para o termo cultura. Refere-se aquela parte do ambiente produzida