L-carnitina
CAMPUS SÃO BENTO DO SUL
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A SUPLEMENTAÇÃO DE CARNITINA
SARAH GONÇALVES
PROFESSORA NÍVEA DE FREITAS
Nutrição e atividade física
São Bento do Sul
2013
SARAH GONÇALVES
A SUPLEMENTAÇÃO DE CARNITINA
Trabalho apresentado ao curso de Educação Física a disciplina de Nutrição e atividade física, da Universidade da Região de Joinville – Univille – Campus São Bento do Sul, como requisito básico para o terceiro bimestre. Sob orientação da professora Nívea de Freitas.
São Bento do Sul
2013
SUMÁRIO
RESUMO
A L-Carnitina antigamente era considerada um aminoácido, e atualmente é considerada uma vitamin-like por apresentar estrutura semelhante a da vitamina-B. Seu papel no corpo humano é facilitar a entrada de ácidos graxos através da membrana da mitocôndria, afim de fornecer energia. Por esse motivo é que se acredita que a suplementação de L-Carnitina promove: Emagrecimento, diminuição do stress metabólico e melhora da performance em atividades de Endurance. Tudo isso por utilizar ácidos graxos como fonte de energia, a qual é muito longa, ilimitada. Porém os estudos tem demonstrados poucas evidencias favoráveis a suplementação; ela até aumenta os níveis plasmáticos de L-Carnitina, mas não os níveis musculares.
INTRODUÇÃO
A L-carnitina é uma substancia muito discutida quando utilizada em forma de suplementação exógena, pois por mais que ela possua papéis importantes no nosso corpo e maneira endógena, a suplementação não tem se mostrada eficiente como a que sintetizamos.
Os principais motivos que justificam a suplementação de L-Carnitina são: Emagrecimento, aumento da performance em Endurance e diminuição do stress metabólico após atividade física resistida. Esses fatores desencadeiam