F Rum
Na minha opinião o uso da genética para previsão de doenças, traz inúmero benefícios e vantagens para a sociedade e para a medicina moderna (medicina preventiva), pois o principal enfoque da medicina preventiva é assegurar a qualidade de vida humana.
- Com os testes genéticos a ciência se antecipa à doença, até que ponto vale a pena descobrir se a pessoa carrega um gene que pode levar ao desenvolvimento de distúrbios?
Acho que fazer estes teste genéticos, pode ser uma boa ideia, pois mesmo que seja provavelmente que tal distúrbio possa desenvolver determinada doença, a pessoa pode começar a fazer tratamentos de forma preventiva, para evitar ou amenizar o desenvolvimento de tal doença.
- Alguns consideram os exames de DNA como uma invasão da intimidade genética das pessoas? Qual a sua opinião a esse respeito? E quanto a utilização de um banco de DNA pelo governo ou empresas privadas tipo planos de saúde?
Acho que vai depender do objetivo para qual o exame de DNA for realizado, e dependerá também principalmente se o indivíduo tem o consentimento para quê e para qual finalidade seu DNA será usado.
Em minha opinião a utilização de um banco de dados pelo governo pode trazer alguns benéficos, pois podem ajudar em investigações criminais, casos de justiça de família. A tecnologia em questão pode ser usada para provar a inocência ou culpa de suspeitos, identificar restos mortais e amostras biológicas. Em relação a bancos de DNA privados se for para fins de pesquisa pode ser grande contribuição para sociedade.