Equinodermos E Moluscos 1
Ana – preto
Henrique – vermelho
Julia – azul
Victorya – verde
Paula – laranja
Bianca – roxo
Franciele –amarelo
Os equinodermos são os seres do filo echiodermata. O nome equinodermos significa pele com espinhos ( echinos = espinhos ; derma = pele). Apresentam espinhos recobertos por uma fina camada de pele, como nos ouriços-do-mar, ou estrelas-do-mar. Os espinhos são usados como defesa do animal.
Basicamente são todos animais marinhos, de vida livre exceto a CLASSE CRINÓIDE, que vivem fixos em rochas, são animais que não nadam e nem flutuam e sim se arrastam, ou ficam fixos ao fundo ou em rochas
SISTEMA AMBULACRÁRIO
Utilizam um sistema chamado Ambulacrário. Esse sistema consiste em a água do mar entrar no corpo do indivíduo, através da placa madrepóritca (uma placa circular com vários poros), e circular em canais dentro do corpo.
Cada canal emite numerosas ampolas, das quais partem os pés ambulacrários. A água penetra pela placa madrepórica, percorre todo o sistema e é eliminada pelos terminais dos canais radiais. Ao passar pelas ampolas, pode ser compelida (por pressão com os músculos) a entrar nos pés ambulacrários, que se estufam para a frente. Como esses pés possuem ventosas nas extremidades, isso pode permitir ao animal fixar-se num substrato ou reter um alimento. A contração de outros músculos pode devolver a água às ampolas, determinando a retração dos pés ambulacrários.
Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal.
SISTEMA EXCRETOR
A eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos. A eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos